Insatisfeito com o desempenho de seus veículos , muitos proprietários têm procurado soluções para melhorá-los. Desde o mais simples aumento de torque até receitas capazes de mudar radicalmente a performance de seus veículos tornando-o um verdadeiro "andadeiro".
Entre os métodos mais utilizados estão a preparação Aspirada e a preparação Turbo.
Aspirado
A preparação aspirada consiste em aumentar a capacidade de admissão de mistura ar- combustível de um motor atmosférico (sem compressor), através do aumento da área de passagem ou do tempo de admissão do ar a ser utilizado na queima de combustível. utiliza-se para isso carburadores maiores, filtro de ar de maior vazão, coletor de admissão que facilitem admissão de mistura, além de alterar o levantamento e o tempod e abertura das válvulas através de um comando de perfil mais agressivo. nos motores de baixa cilindrada é recomendável o aumento da taxa de compressão até o limite permitido pelo combustível, além do uso de comando de válvulas com perfil não muito agressivo (levantamento e tempo de abertura moderados) e carburador com venturi de medida favorável ao torque em médias e baixas rotações. os mais beneficiados por uma preparação aspirada pesada são os motores de alta cilindrada e baixa potência específica, como os antigos 6 cilindros e V8, pois dispõem de alto torque e não sofrem com comando de válvulas de maior tempo de abertura e levantamento. Há um pouco de perda de torque mas, em motores antigos V8, o torque não é comprometido.
Turbo
Entre os métodos mais utilizados estão a preparação Aspirada e a preparação Turbo.
Aspirado
A preparação aspirada consiste em aumentar a capacidade de admissão de mistura ar- combustível de um motor atmosférico (sem compressor), através do aumento da área de passagem ou do tempo de admissão do ar a ser utilizado na queima de combustível. utiliza-se para isso carburadores maiores, filtro de ar de maior vazão, coletor de admissão que facilitem admissão de mistura, além de alterar o levantamento e o tempod e abertura das válvulas através de um comando de perfil mais agressivo. nos motores de baixa cilindrada é recomendável o aumento da taxa de compressão até o limite permitido pelo combustível, além do uso de comando de válvulas com perfil não muito agressivo (levantamento e tempo de abertura moderados) e carburador com venturi de medida favorável ao torque em médias e baixas rotações. os mais beneficiados por uma preparação aspirada pesada são os motores de alta cilindrada e baixa potência específica, como os antigos 6 cilindros e V8, pois dispõem de alto torque e não sofrem com comando de válvulas de maior tempo de abertura e levantamento. Há um pouco de perda de torque mas, em motores antigos V8, o torque não é comprometido.
Turbo
A preparação Turbo consiste no uso de um turbo compressor ligado à saída dos gases de escapamento. este compresor é dividido em duas partes: a parte quente, acionada pelos gases do escapamento resultantes da combustão, aciona a parte fria da turbina, que comprime a mistura ar combustível, fazendo com que esta preencha melhor os cilindros, gerando mais pressão sobre os mesmos e consequentemente maior potência. aproveita-se assim aenergia térmica e cinética que normalmente seria disperdiçada no escapamento.
Ela é mais indicada principalmente em motores de baixa cilindrada como os de 1.000 cm³, pois eleva o torque disponível em praticamente todos os regimes, desde que a turbina utilizada tenha sido corretamente escolhida para este fim. turbinas muito grandes fazem com que seu funcionamento efetivo seja sentido em rotações mais altas, enquanto as menores entram em ação mais cedo: neste caso o motor se comporta como se tivesse maior cilindrada, sobretudo por causa do torque disponível em baixos giros.
Ela é mais indicada principalmente em motores de baixa cilindrada como os de 1.000 cm³, pois eleva o torque disponível em praticamente todos os regimes, desde que a turbina utilizada tenha sido corretamente escolhida para este fim. turbinas muito grandes fazem com que seu funcionamento efetivo seja sentido em rotações mais altas, enquanto as menores entram em ação mais cedo: neste caso o motor se comporta como se tivesse maior cilindrada, sobretudo por causa do torque disponível em baixos giros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário